< Voltar

EntrevistaAdicionar ao favoritos

Tica Montana

Conheça Tica Montana, dona da maior comunidade de artesanato
Conheça a trajetória da artesã que fundou a maior comunidade de artesanato do Orkut
Conheça Tica Montana, dona da maior comunidade de artesanato

Por Cynthia Marafanti
Fotos Arquivo Pessoal

Talento é a palavra que melhor define Tica Montana, dona da maior comunidade de artesanato do Orkut. Artesã há mais de 30 anos, ela fundou a comunidade em 2005 para trocar moldes e receitas e já soma mais de 31 mil membros apaixonados pela artes manuais.

Sua história com o artesanato começou na infância. Quando menina, ela aprendeu a crochetear para confeccionar toalhinhas e vender entre as vizinhas. Autodidata, não demorou muito para fazer outras técnicas como o ponto cruz, tricô, découpage, E.V.A., feltro, sabonetes e velas. “Fazia cachecóis, roupinhas de cachorro, bonecas de pano, blusas e muitas sapatilhas bordadas com lantejoulas e miçangas. Na época, cheguei a perder a sensibilidade da ponta dos dedos por causa das 'picadinhas' que levava da agulha. Mas o trabalho era compensador, ficavam lindas!”, lembra a exímia artesã.

Foi com essa mesma dedicação que ela aprendeu a costurar. Riscava os moldes no jornal e depois cortava os lençóis velhos da mãe. Para se ter ideia, aos 15 anos já produzia para a alta-costura. “Tudo era motivo para criar uma peça, cheguei a fazer um modelo com caixa de leite”.

Não dá pra negar, Tica tem talento para os trabalhos manuais. E, com tanta habilidade, não poderia traçar uma carreira diferente: atuou como estilista, modelista e chegou ao cargo de consultora têxtil. Mas, em 2005, diante de uma grave doença, ficou com a mobilidade reduzida e precisou se afastar do emprego. Foi nesse momento que ela se reaproximou das artes manuais.

Eu precisava trabalhar, sem sair de casa. Então meu esposo me incentivou a fazer o que eu sempre amei: artesanato”, conta ela, que criou a comunidade Artesanato e Moldes da Tica para compartilhar informações, ideias e modelos de trabalhos, fazendo da arte uma verdadeira terapia. “Comecei enviando moldes por e-mail. Um indicava para o outro e a cada dia novas pessoas eram adicionadas. Quando me dei conta, a comunidade já abrigava mais de 30 mil pessoas, sendo o maior grupo de artesanato do orkut!”

Na comunidade há espaços específicos para cada técnica, onde os membros do grupo podem dividir ideias, trocar receitas, gráficos e moldes, além de fórum para feiras de artes e sugestões de lojas para comprar matéria-prima. Sem dúvida é um ótimo espaço para ver e ser visto.






Caixa decorada com craquelé, criada por Tica.







O sucesso da comunidade também se reflete nas mensagens que Tica recebe diariamente. São tantos e-mails, pedindo moldes ou enviando ideias, que ela precisou criar um grupo dedicado à troca de mensagens, que já envolve mais de 70 mil pessoas em todo o mundo.

Com números tão expressivos, fica fácil perceber que para a arte não há limites. “Acredito que o sucesso da minha comunidade seja fruto do amor que coloquei neste trabalho. É um ponto de encontro para amigos que se ajudam, que trocam ideias, experiências e, acima de tudo, veem no artesanato uma inspiração para a vida!”

Hoje, Tica está curada e trabalha com estética de sobrancelhas, mas não deixa de se envolver com a comunidade. “Conheci várias pessoas e ouvi histórias de quem deixou as drogas, a prostituição, e têm o artesanato como fonte de renda. Tenho orgulho de ter ajudado de alguma forma. Artesanato não é só arte, também é recuperação!



Conheça alguns trabalhos criados pela artista.


Técnica da semanamais sobre isso

Saquinho de scrap

Saquinho de scrap Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |