PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
< Voltar

EventosAdicionar ao favoritos

Palácio das Bonecas

Em um só lugar, é possível encontrar uma grande diversidade de materiais voltados ao artesanato e à decoração. E, claro, tudo com qualidade e ótimo atendimento. Entre e fique à vontade!

Por Natália Helen
Fotos Sidney Doll

Um enorme antro do artesanato na zona leste de São Paulo. São 600 metros quadrados de pura arte. E a campainha não para de tocar! Sim, é um entra e sai incontável. Diferente de quando era na antiga loja localizada na 25 de março? Sim. Porém, bem maior do que a expectativa em 2 meses de casa, num lugar longe de qualquer ponto artesanal. Pois bem, a Vila Carrão foi o bairro escolhido por Silvia Roque e seu marido, Edson, para unificar o Palácio das Bonecas, loja tradicional que deixou a área central de São Paulo para se aventurar em uma região carente de lojas do segmento.

Por conta de aluguel e falta de espaço para a realização de alguns projetos, Silvia e Edson fizeram uma enorme pesquisa com clientes para decidirem onde abrir a “Megastore” do Palácio das Bonecas. “Conversamos com cada um e cerca de 80% deles nos indicaram a zona leste como um bom ponto”, explica Silvia.

E quando o Palácio era palacete...
O início da loja foi ideia de Edson. Silvia era formada em Serviço Social e trabalhava na área. Edson sempre atuou em lojas e, com a experiência, acabou construindo o Palácio e trabalhava com cabeça de bonecas. Por isso o nome. Silvia e Edson eram recém-casados quando a empresa em que Silvia trabalhava se mudou para o interior do estado. Assim, Silvia decidiu permanecer por aqui e auxiliar Edson em sua nova empreitada.

Inicialmente, a venda de cabeças de bonecas para fazer bonecas de pano e afins era bastante rentável, só que a comercialização de bonecas industrializadas a preços bem baixos fez com que o mercado mudasse o foco, desestimulando Edson. Imediatamente, mudaram o foco para algo que perceberam que faltava no Brasil: biscuit. “Além dessa técnica, introduzimos na loja materiais para a confecção de peças de madeira. Em 2000, incluímos no ‘cardápio’ patchwork e scrap”, comenta Silvia.

E com o novo foco, vieram outros clientes que buscam produtos de qualidade. E esse passou a ser o principal interesse do Palácio das Bonecas. “Os clientes mostram o que falta no mercado, e a gente vai atrás! Não queremos nos tornar cansativos, e sim inovar, sempre”. Por isso, Edson está sempre viajando e indo a feiras, tanto nacionais quanto internacionais.



Muito a ensinar
Neste novo espaço, agora, o Palácio têm a possibilidade de promover cursos demonstrativos e práticos de qualquer técnica, desde a mais simples até aulas de patchwork, que necessitam de máquinas de costura. Por enquanto, há cursos de découpage, pintura em madeira, patch apliquê, cartonagem, feltro, pintura country, arte francesa, forração em madeira com tecido e feltro, lembrancinhas, scrap e técnicas em EVA. Em breve, os cursos de culinária e patchwork estarão disponíveis no local.

As professoras são bem conhecidas no mundo do artesanato. “Elas são verdadeiras artistas, que procuram ensinar todos os passos das técnicas escolhidas pelas alunas, repassando várias dicas para que tudo saia melhor”, explica Silvia. Entre as professoras, está Roberta Rinaldi, que ensina a parte de feltro e EVA, e Rosana Martinez, que entra com a madeira, cartonagem e scrap décor. Além disso, temos parcerias com algumas empresas que cedem os professores para ministrar aulas, que é o caso da Corfix, com a professora Vick, e a Toke e Crie, com a professora Jacira. A Glitter forneceu duas professoras: a Silvia e a Lucia, que se revezam entre elas. Há, também, as demonstrações da Condor com a professora Lina Mellão. Já a Litoarte cedeu a professora Rosi para o Palácio. Tanta gente boa só poderia encher Silvia de alegria. “Enfim, essa ‘elite’ de professoras possui, além do carisma pessoal, o dom de fazer com que cada aluno procure desenvolver sua criatividade e perceber que todos nós temos a capacidade de fazer coisas lindas e rentáveis”, comenta.



Qualidade e compromisso
Silvia assume que, antigamente, achava que o artesanato era coisa de hippie. Hoje, nota que há coisas riquíssimas feitas por artesãos e elogia a arte brasileira. “O Brasil é muito rico. Se comparado com os artesãos lá de fora, não ficamos devendo nada às outras culturas. Com um pedacinho de madeira, por exemplo, conseguimos fazer coisas lindas”, exclama.

Ela ama o que faz, mas assume que é muita responsabilidade ser proprietária de uma loja de renome como o Palácio das Bonecas. Oferecer segurança e qualidade, tanto nos cursos quanto nos produtos, é fundamental para fidelizar o cliente e atrair cada vez mais gente. “Além disso, dá até um certo medo de não atender às expectativas. Outra enorme responsabilidade é fornecer emprego às outras famílias. Todos os dias, agradeço a Deus por termos um lugar para trabalhar e por oferecermos um lugar de onde as pessoas possam tirar o seu sustento”, define.

Mas todo esse receio é em vão, já que todos os funcionários da casa trabalham há mais de 3 anos lá. E esse é um grande diferencial. Todos podem dar qualquer informação aos clientes e até palpitam nas reuniões, já que conversam diretamente com os frequentadores e sabem o que cada um quer. O Palácio das Bonecas é uma equipe amiga que, apesar da hierarquia, preserva o bom relacionamento e cumplicidade para manter a qualidade e tradição que preservam há anos.


No Palácio das Bonecas, há também a venda de massas de biscuit, papéis de scrap, tintas e pincéis. Ah, um grande detalhe: todos de marcas conceituadas, o que fortalece a credibilidade da loja.

Além disso, o atendimento é um grande diferencial. Todos os funcionários são treinados e conhecem todos os produtos que são vendidos. Por esses motivos, corra para conhecer a loja!

Passa lá!

Av. Conselheiro Carrão, 1011/1021, Vila Carrão, São Paulo, SP.

Técnica da semanamais sobre isso

Trio de cachepôs

Trio de cachepôs Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |