< Voltar

mais / Especial Adicionar ao favoritos

O artesanato pode ser terapêutico?

Por Cristine Torchia | Foto: Divulgação
O artesanato pode ser terapêutico?

O artesanato pode ser terapêutico?

Sim! Veja como a prática traz inúmeros benefícios para sua saúde física e, principalmente, mental
 
Sim. Pode e é!
Muito se fala, atualmente, sobre os benefícios do artesanato para o bem-estar, para o relaxamento, para a concentração e para o “tratamento” adicional de vários males que nos afligem, tais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico etc.
 
Médicos receitam atividades esportivas há muito tempo, citando os benefícios para a saúde e vida longa.
 
Contudo, recentemente, percebemos o grande número de alunas que chegam aos cursos de tricô, crochê, bordados, costuras, bonecas – artes manuais em geral – indicadas por médicos dos mais variados, como psiquiatras, geriatras, clínicos gerais e outros. E estes também ressaltam as significativas mudanças na saúde e nos tratamentos para diversos males nos quais os medicamentos não podem “trazer a cura” sozinhos.
 
Gosto de reparar que sempre mencionam na “receita” os ganhos que as atividades manuais/artesanais proporcionam na vida diária dos “pacientes”, independentemente da idade.
 
Em minha experiência como professora na rede SESCSP, por exemplo, reparo tudo isso há mais de 20 anos, observando como as participantes das minhas aulas chegam e como vão embora: renovadas, alegres, enriquecidas com as conversas (terapêuticas, sim) que trocam, comentando aspectos pessoais, familiares, dores, alegrias, desafios, expectativas... e tudo se dá de forma espontânea e bastante proveitosa para todos.
 
Eu mesma percebo e comento com elas, frequentemente, que chego, algumas vezes, contrariada com alguma coisa que não estava sendo bem digerida... mas depois de algum tempo de aula, já me sinto nova, aliviada, alegre e revigorada com o andamento das atividades e com as trocas que acontecem naturalmente.
 
Como observo e valorizo, sempre busquei, em minha jornada, incentivar estas trocas e vivências, tendo como norte estudos e experiências que vivi, em minhas buscas e pesquisas pessoais.
 
Vejo com alegria que, hoje, tudo isso vem ganhando notoriedade e respeito.
 
Torço e luto para que isso também torne o artesanato brasileiro um mercado muito mais valorizado. Falando além do comercial, e sim também por todo o trabalho de saúde que traz embutido em seu potencial criativo e criador de novas possibilidades de viver com mais contentamento, satisfação, tranquilidade e bem-estar físico, mental, emocional.
 
Se você quer aprofundar seus conhecimentos nesse assunto, pode pesquisar mais detalhadamente em diversas matérias recentemente publicadas nas mais diferentes mídias. No entanto, pode também aprender bastante com um lindo e emocionante filme que retrata a mudança possibilitada pelo fazer artístico e artesanal assistindo Nise da Silveira – O Coração da Loucura (pessoa e profissional ímpar nos tratamentos psiquiátricos, revolucionária e grande lutadora pelo bem-estar dos doentes mentais no Brasil). Fica a dica!
 
Vamos que vamos! E com o artesanato sempre em nosso caminho criativo e buscador!
 
Cristine Torchia
Artista e artesã – formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, passou também pela FGV com pós-graduação em MKT. Atua no mercado artesanal como professora, curadora, gestora de equipes e de comunicação para empresas do mercado artesanal.
Atualmente dedica-se ao projeto Artesanato TERAPIA – conjunto de atividades, exposições e cursos nos quais desenvolve e facilita o potencial criativo e o bem-estar para participantes de todas as idades.

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Sacola para lembrancinha

Sacola para lembrancinha Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |