< Voltar

mais / Especial Adicionar ao favoritos

Os destaques da Mega Artesanal 2017

Textos e fotos Aline Ribeiro
Os destaques da Mega Artesanal 2017

Artesãos e artistas plásticos – além de todo o público que ama peças artesanais – tiveram um encontro entre os dias 12 e 16 de julho. O local foi a Mega Artesanal – maior feira de produtos e técnicas de artes e artesanato da América Latina –, que aconteceu na São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5), na capital paulista.

Ao chegar à feira, era possível se deparar com uma infinidade de novidades do universo do artesanato. O feltro foi um dos grandes destaques e esteve presente em bonecas, artigos de decoração e em diversos utilitários. A empresa Feltros Santa Fé inovou com um stand em formato de tenda de circo, onde foram realizados cursos gratuitos. Um verdadeiro show à parte!

 
Como não poderia deixar de ser, Peter Paiva apresentou um stand de encher os olhos e, claro, com muitos sabonetes artesanais e essências! Com cores vibrantes e um aroma inconfundível, nesta edição da Mega, Peter quis mostrar a garra do brasileiro, falando de sonhos e como a arte é capaz de mover o Brasil. O stand era separado por temas; um deles abordou a “monocromia”, toda a decoração e os sabonetes navegaram por tons de branco e rosa. É o provençal brasileiro! Neste espaço, também havia uma árvore de resina que chamou a atenção, pois seus galhos e suas flores ultrapassavam os vidros do stand com muita delicadeza. As frutas também não poderiam faltar, já que é uma das marcas de Peter Paiva. Neste espaço, um pé de laranjeira surpreendia! 



Outro grande destaque da feira refere-se às bonecas de pano. Com diferentes acabamentos, elas roubaram a cena e evidenciaram muitas técnicas, desde o patch das roupinhas até à pintura em tecido dos rostinhos. Uma mais linda do que a outra!

 
Sim, o patchwork continua com tudo! A técnica aparece em diferentes versões: tradicional, apliquê e até no patch décor. Você pode utilizá-lo no quarto do bebê (que é uma grande tendência) e até na mesa do jantar. 
Artigos divertidos – como aventais engraçados para crianças – também recebem a graciosidade do patch.



Ao andar pelos corredores da feira, foi possível se deparar com a “Rua das Artes”, o endereço certo para ficar por dentro das tendências do artesanato. Com respaldo técnico e criativo, foram realizados 3 palcos e 20 vitrines dedicados à arte e ao trabalho de 23 artistas, entre eles Rosana Pardo, Marcelo Darghan, Flavia Terzi, Ana Consentino, Loli Colpa, Vlady e Cristina Luriko.





O mercado de lembrancinhas também foi muito procurado. Afinal, quem não quer presentear os convidados de um casamento ou aniversário, por exemplo, com um pequeno mimo? O stand Tudo para Lembrancinhas estava muito atrativo e trouxe novidades incríveis sobre o tema.



Sim, o Scrap Festa também veio para ficar e foi destaque em mais uma edição da Mega Artesanal. Como é lindo ver a decoração da mesa mesclando doces com forminhas originais de scrap!



Artigos de madeira com acabamento vintage, bonecos feitos de EVA e decoração de Natal também foram pontos altos da feira.


 
Empresas de tradição e conceituadas no segmento também marcam presença na Mega, tais como Toke & Crie (revelando como o Scrap Festa está com tudo!), Janome, Döhler, Singer, Condor, Arte Fácil, EVA e EVA Tecidos, True Colors e Scrap Brasil.


Já na área de Comércio, foi possível conferir as novidades da Casa da Arte, do Ateliê do Vlady, da Aquarela Papéis, da Art & Montagem e de mais 90 empresas que ocuparam apenas este espaço. Na feira, ainda havia o Espaço Patchwork, o Espaço Ateliê, a Praça do Artesão e os locais destinados à “Confeitaria & Festa” e ao “Corte & Costura”. 
 
 
Sim, durante os cinco dias de Mega Artesanal aberta ao público, foi possível ter a certeza que o artesanato está com força total e merece ser cada vez mais valorizado. Seja como hobby, terapia ou como fonte de renda, a criatividade do artesão brasileiro é incomparável! 

 

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Caixinha de ovos de scrap

Caixinha de ovos de scrap Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |