< Voltar

NotíciasAdicionar ao favoritos

Lucre com artesanato em madeira

Profissionais do setor apontam técnicas e tendências para quem deseja apostar nesse mercado
A madeira se renova com um mix de técnicas e aplicações para, assim, se manter em evidência no mundo do artesanato

Por Luiza Garcia l Fotos Mônica Antunes l Produção Cristiane Alberto

































Trabalhar artesanalmente com madeira muitas vezes é um desafio. São tantas as possibilidades, entre técnicas, formas, texturas e cores, que fica difícil se especializar em apenas uma. Além disso, o mix de técnicas como o patch décor, o scrap decór e a arte francesa chegam com força e potencializam ainda mais a beleza desse material.
É normal sentir-se “confuso” em meio à infinidade de opções. Mas para que você consiga se dar bem com a madeira e aproveitar bem tudo o que ela pode oferecer, siga nossas dicas que prometem fazer você enxergar uma luz no final do corredor de sua loja predileta.







Gêmeos unidos E se nascerem menina e menino gêmeos? A decoração fica uma doçura se combinar ursos cor-de-rosa e azul no mesmo espaço. Aproveite o toque provençal para dar acabamento às peças. Os quadrinhos com os nomes dos gêmeos são da artesã Rubia Assumpção, do Atelier RA. Já a caixa em patch décor é do Coisas de Florzinha.





Que técnica escolher?
Para começar, é essencial que você faça cursos sobre alguma técnica que você tenha interesse ou goste do resultado. Entenda curso não só como aulas em lojas ou ateliês, mas também como passo a passo na internet, televisão e revistas, como a nossa Faça Fácil. E não adianta optar pela técnica “mais simples”. Você precisa ter afinidade, seja pelo modo de fazer ou mesmo pela apreciação.



Agradecimento: Blue Gardênia (locação e adereços)


Jardim delicado
Para encantar ainda mais o quarto da bebê, o tema de jardins trouxe flores, abelhinhas, ursinhos, graminhas e pequenos laços. Tudo em tom de rosa! O toque de feminilidade ficou por conta das artesãs que trabalharam o biscuit na madeira. A maleta com aplicação e o enfeite de maçaneta são de Rosa Vasconcelos, professora da Artefatos de Madeira Suely, e o kit de higiene, a cestinha e o quadro redondo de parede ficaram por conta da artesã Raquel Muramoto.  







Para o artesão e professor Hélvio Mendonça, a escolha pela madeira foi simplesmente por ela ser tão versátil. “Ela aceita praticamente qualquer tipo de material – químico ou não – permitindo desenvolver inúmeras técnicas artísticas como colagem, pinturas, efeitos etc. Uma das principais características é sua superfície porosa, perfeita para qualquer trabalho artístico.” Além disso, ele destaca que também é possível criar diversos formatos, mas que, dependendo dos cortes durante o manuseio dos marceneiros, “as peças apresentam algumas imperfeições ou rigidez e, para trabalhar artisticamente, isso dificulta um pouco, até mesmo interferindo no efeito desejado. E quando isso acontece, às vezes temos de improvisar com outros artifícios”.  

Para Cláudia Claro França, professora e dona de ateliê, a madeira está em alta justamente pela grande variedade de técnicas que ela agrega. “As lojas oferecem muitas peças utilitárias, como porta-controle remoto, porta-chaves, caixas de chá e minimóveis. Sem falar que uma peça de madeira bem feita decora qualquer ambiente.”
Para Hélvio, unir utilidade e artesanato é uma maneira de o consumidor usufruir de um produto personalizado. Então, invista em peças que não só decoram, mas que também inovam e facilitam o dia a dia. Estão em evidência as caixas em geral, gaveteiros, kits de escritório e higiene, bandejas, prateleiras, entre outras.  


Agradecimento: Art de Lange (locação e adereços)






Nas pontinhas dos pés
Se você acredita que sua princesa já tem tudo para ser uma linda bailarina, então esse quarto é um verdadeiro encanto! As peças das artesãs Marília Balbão e Cristiane Castilho, para ScrapSis, combinam entre si e compõem os lindos trabalhos de scrap décor. Detalhe para as sapatilhas penduradas no quadro na parede. Puro charme!








Devo apostar em...
Forração com tecido, carimbos, carton mousse, arte francesa, uso de papéis para enfeitar e forrar, pintura country e découpage – mas, agora, com uma maior preocupação com as imagens e estampas, de preferência exclusivas. Isso porque os adereços e papéis de scrap vêm ganhando destaque pela variedade e qualidade de estampas, garantindo preferências.
Para não errar o passo, a dica de Hélvio Mendonça é buscar tendências em núcleos de decoração, revistas, sites e até mesmo em filmes e televisão. “O mercado de decoração está sempre buscando inovar e criar novos estilos e tendências. E nós podemos 'pegar uma carona' nessas pesquisas e aproveitar os resultados.”

Quanto às tendências, você pode apostar no mix com tecidos. “Eles estão em alta pela sua praticidade, pela facilidade e pelo custo/ benefício que traz ao artista”, afirma Hélvio. Para a artesã France Truglio, no artesanato também existe moda, e as peças de madeira voltam a ser destaque. “Adoro trabalhar com madeira! Além de que pintar é algo prazeroso, complementa a renda de casa e é uma superterapia”, incentiva.   

Novos produtos
Faltam prateleiras para tantas novidades! Mas, segundo o diretor da Casa do Restaurador, Luis Rocha, algumas empresas prometem ainda mais lançamentos. “Atualmente, há uma grande novidade com os produtos da Mural Color: a utilização da tinta acrílica no aerógrafo, utilizando o Diluente para Aerógrafo”. A Gato Preto também oferece um destaque tanto para peças em madeira quanto para outros materiais, chamada hidro miçanga, uma tinta a base de água que após secagem vira miçanga.    


Onde encontrar
Blue Gardênia - www.bluegardenia.com.br
Art de Lange - www.artdelange.com.br  

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Sacola de scrapbooking

Sacola de scrapbooking Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |