PUBLICIDADE | LOJA ONLINE | ATENDIMENTO | ASSINATURAS Online Editora
< Voltar

NotíciasAdicionar ao favoritos

Quer dar aula de artesanato?

Tire as suas dúvidas sobre o que é necessário fazer para iniciar essa atividade
Texto Daniela Carasco
Ilustração Michael Braz

Tire as suas dúvidas sobre o que é necessário fazer para iniciar essa atividade

Arte é uma forma de expressão e, consequentemente, “um dos meios de as pessoas se relacionarem”, como já disse o renomado escritor russo Leon Tolstói. Sendo assim, torna-se necessário transmiti-la de um indivíduo a outro. E quando se trata do artesanato, mais especificamente, tal transmissão pode acontecer tanto por meio de vendas e exposições, quanto de aulas. No segundo caso, os profissionais da área podem passar aos interessados as técnicas e dicas adequadas para o desenvolvimento e criação daquilo que eles pretendem produzir, além do seu amor com relação ao que fazem. Pensando nisso, responderemos a algumas das dúvidas mais frequentes em relação ao que é preciso fazer para ministrar cursos voltados a esse segmento artístico.



O que é preciso fazer para começar a dar aulas de artesanato?

Segundo as artesãs Bia Cravol e Elaine Masciarelli, o mais importante é que a pessoa domine muito bem a técnica que se propõe a ensinar. “Esse domínio inclui o conhecimento de várias possibilidades de execução de um mesmo trabalho, da forma mais indicada para quem é iniciante e da mais adequada para quem já tem uma noção”, explica Elaine.

O uso de apostilas é necessário?

Ambas as artesãs acreditam que as apostilas não são necessárias. “Elas ajudam quando a pessoa quer começar a produzir em casa sem o auxílio do professor”, complementa Elaine. Já a artista plástica Conceição Matos comenta que, apesar de achar que a sua utilização tenha de ficar a critério de quem está ensinando, “é muito interessante para o aprendiz ter registrado alguns conhecimentos que são aplicados durante as aulas. Por isso, aconselho sempre os meus alunos a trazerem um caderno para anotações”.

As alunas devem levar o seu próprio material?

O ideal é que cada um leve o seu próprio material, para que depois possa dar continuidade em casa a tudo aquilo que foi ensinado em aula.

Qual é a melhor linguagem para utilizar com as alunos?

De acordo com Elaine e Bia, a linguagem usada deve ser o mais didática possível para que, dessa forma, as iniciantes se sintam à vontade, e o ambiente fique descontraído. Assim, elas podem desenvolver a sua criatividade com mais liberdade e confiança. Entretanto, é importante “sempre apresentar alguns termos técnicos para que todas possam se habituar com a linguagem característica da atividade escolhida”, aconselha Conceição. Qual o melhor lugar para ministrar as aulas?

O local pode ser uma casa, ateliê ou loja. O importante é que seja um espaço bem-iluminado, arejado e aconchegante. Bia lembra ainda que é interessante haver um banheiro à disposição das alunas.

Dar aulas é uma maneira de lucrar?

 “Sim, é uma forma de lucrar que complementa a venda das peças. O ideal é mesclar as duas atividades para se ter um ganho contínuo ao longo do ano”, explica Elaine. Mas, para isso, é preciso “saber conquistar os alunos e, principalmente, saber ensinar”, completa Bia.

Quanto se deve cobrar por aula e qual a sua duração média?

O preço pode variar de R$ 10,00 a R$ 25,00 e a duração, de 3 a 4 horas. Segundo Elaine, “o valor depende da região e se o material está incluso ou não. Em uma loja, a aula pode ser mais barata, mas a pessoa fica condicionada a comprar o material”.

A professora precisa ter algum diploma?

Não há nenhuma exigência de diplomas a professores da área. O que importa mesmo é o conhecimento e a habilidade que o profissional adquiriu ao longo dos anos. Mas é interessante que ele esteja sempre estudando e buscando novos conhecimentos que possam ser transmitidos aos alunos.

No final, é necessário emitir certificados para as alunas?

Por se tratar de cursos livres, a emissão de certificados não é necessária, mas alguns artistas e artesãos adotam essa prática. “Apenas emito quando o curso foi sobre um tema e carga horária específica. Basta ser assinado pelo professor, declarando a duração e o assunto desenvolvido”, conta Elaine. Já Conceição, que trabalha com óleo sobre tela, diz entregar certificados de participação somente quando promove exposições com as obras criadas pelos seus alunos. “Assim, eles já vão começando a montar o seu curriculum artístico.”

Comentários

  • Olá, faço artesanato a pouco tempo,gosto de trabalhar com garrafa pet,não sei fazer muita coisa mais o pouco que sei, já deu até para receber um convite para dar aulas em um instituto,mas estou insegura, pois nunca dei aula, o que faço??
    josy almeida 08/10/2014 às 15:01
  • gostaria de saber como elaborar um projeto para ensinar as tecnicas que aprendi. pois alguem me convidou mas tenho que ter um projeto mesmo que seja bem simples. sei decoupagem, pintura em tela,mdf,reciclo vidros e garrafas e varias outras tecnicas com papel.grata desde ja.
    Valdenia Borges 19/09/2014 às 13:03
  • Boa noite, estou com uma duvida, não se podem me ajudar. Me convidaram para fazer workshop da minha tecnica. Queria saber como faço, pq não tenho nenhuma ideia como deve ser feito, é parecido com aula? pq aula já dou a 5 meses. O que vcs me aconcelham? aceito o convite mesmo sem saber? Abrigada,,
    Emidia Santos 11/09/2014 às 18:21
  • GOSTARIA DE UMA INFORMAÇAO.COMO MONTO E FAÇO AS APOSTILAS QUEM PROCURO PARA MONTA LAS PRECISO URGENTE DESTA DICA POR FAVOR OBRIGADA AGUARDO.
    izonete alexandre. 28/07/2014 às 12:31
  • gostei
    Jandira Quevedo 22/07/2014 às 21:10
  • Olá, gostaria de saber como faço pra ensinar artesanato criar projeto que possa oferecer a loja entidades e prefeituras a ministrar aulas faço artesanato há 8 anos e gosto de trabalhar com tecido e como consigo patrocínio. Desde já agradeço.
    lutiana mazzarotto 16/07/2014 às 15:48
  • boa tardeestou com dificuldade em conseguir declaradamente o material pra pintura em tecido mais a quantidade a pedir pra dar aula pra 100 alinos sendo divididoem turmas quero a quantidade de tintas de pinceis e outro pra usar na pintura me ajude por favor ............
    valdete rodrigues salvadego 29/06/2014 às 13:56
  • Gostaria saber como dar aulas de pintura e decoupage em madeira sendo que nunca dei aula, gostaria de algumas dicas e essas aula vao ser na minha casa.
    Edith maria 27/06/2014 às 7:40
  • tenho um atelie ,que construi para dar aulas,principalmente de patworck,ganho os tecidos de uma confecção perto de casa por isso não cobrarei pelos tecidos,mas tem a energia eletrica,o desgaste das maquinas,linhas de costura,papel termo colante,enfin,não sei quanto cobrar e qual a duração das aulas,pode me orientar,obrigada. Ruth
    Ruth de castro 23/06/2014 às 10:45
  • olá, eu tenho um Bazar, sem muito bem fazer croche e um pouco de trico, as pessoas pede para eu dar aula, e aqui nesta pagina encontrei todas as dicas que eu procurava!!!!Obrigada....valeu....!
    Clarice da Silva 23/05/2014 às 12:05
  • Olá boa tarde, sou artesã estou feliz pois recebi um convite pra dar aulas de artesanato para criança e, adolescentes. Gostaria de saber como elaborar as aulas e quanto cobro por aulas, e elaboro e cobro por pacote de aulas, Obrigada!
    Solange 13/05/2014 às 15:24
  • Olá,sou artesã de materiais reciclados (caixa de leite, papelão,vidros, garrafas, filtro, jornais, potes e revistas etc) são vários objetos que confecciono a partir dos produtos mencionados, porém o que quero saber é o seguinte, eu vou dar cursos pela primeira vez e preciso saber como elaborar uma lista de materiais para uma turma de 20 pessoas para uma licitação. Sendo que utilizarei vários itens tai como, cola branca, fita crepe, tintas, massa corrida e outros materiais para compor as peças, estou perdida, não sei como fazer esta lista, me ajudem por gentileza...... Grata
    Jucilene 23/04/2014 às 17:04
  • Bom Dia, Tenho uma Associação de moradores e gostaria de saber se vcs artesão não gostaria de entrar em contato comigo pois eu faço eventos de feiras,Wordshop,e outros, na verdade eu estou montando um movimentos de artesão na região da sona zul desde socorro até parelheiros. Já tenho a mais de 6 anos um projeto dentro do ceu,para qualquer esclarecimento me liga 9-92524071 ou pelo face julia ferreira. agradeço desde de ja
    julia nice ferreira 12/04/2014 às 10:44
  • GOSTARIA DE DAR CURSO DE MOSAICO PARA PESSOAS DA MELHOR IDADE E COMO ARTE TERAPIA COMO DEVO FAZER?
    rosimeri farias beserra 22/03/2014 às 11:18
  • Olá. Vou a dar aula de pintura em tecido para crianças voluntariamente. Gostaria de algumas dicas de como lidar com elas, já são de 11 a 12 anos e estão começando agora sem nenhuma noção de pintura. Aguardo a ajuda. Bianca
    Bianca 27/02/2014 às 14:11
  • Ola!!Gostaria de dar aula de artesanato eu queria saber como faço pois não tenho nenhum diploma,pois tudo que eu aprendi foi sozinha,faço artesanatos ja faz 9 anos.
    lucia 24/02/2014 às 20:20
  • eu quero e uma ofiçina para ocupar tempo e ensinar e passar o que sabe uns para outros o que devo faser sou costureira e aposentada recente estou sentindo muita falta destes contatos
    DURVALINA 20/02/2014 às 18:31
  • ola faço artesanato há muitos anos,gostaria de ministrar aulas como cobrar meus horarios e como faço para entregar certificados as alunas?como montar um projeto para dar aulas para professores?obrigada estou ansiosa
    maria aparecida dos santos 19/02/2014 às 13:41
  • Olá, amo pintura em tela e recebi um convite para dar aulas para crianças, mas não sei por onde começar. Será que vocês podem me dar uma mãozinha?
    Terezinha Aparecida Pinto 19/02/2014 às 10:21
  • Gostaria de saber qual a quantidade de material pedir, de linhas finas e barbantes,para dar um curso de 50 horas com 15 alunas. Sendo que nem todas sabem o crochê, são iniciantes.
    Jociane Cristina De Carli Nascimento 18/02/2014 às 9:13
  • Sou Artesã na área de perfumes. gostaria de saber, qual a exigência para dar aulas de perfumes!!! Fico no aguardo da resposta. Obrigada...
    Bia Santos 18/02/2014 às 14:49
  • EU QUERO DAR AULA DE ARTESANATO EU QUERIA SABER COMO FAZER MEU CURRICULUM.
    MONY 05/02/2014 às 14:40
  • moro na zona sul de são Paulo e gostaria de conhecer pessoas que gostariam de montar um grupo de artesanato
    ivone esmeralda 29/01/2014 às 9:57
  • Preciso montar um projeto de aula para pintura em MDF, DECOUPAGEM,PAT APLIQUE, não sei por onde começar, quais são o passo a passo?
    ivone do Nascimento Santos 17/01/2014 às 10:47
  • gostaria de ministrar um curso em uma loja onde o material sera comprado la mesmo,como faço um curriculo para enviar .sou formada em artes e nao sei quanto cobrar por aula nessa loja.serao varios cursos separados.podem me ajudar urgente..
    maria helena dos santos martins 05/01/2014 às 16:06
  • Preciso montar um projeto para dar aulas em EVA, para professoras. O que fornecer à escola em termos de objetivos, valores etc. Quais são o passo a passo?
    Aldaléa Kopke de Mello 12/12/2013 às 14:57
  • gostaria muito de saber se tem como tira um diploma de tricoteira e crocheteira.
    iara maria de souza nascimento 03/12/2013 às 9:58
  • Olá!! Leciono Física para 16 salas e sou artesão desde meus 6 anos de idade, amo trabalhar com papel e adoraria poder dar aulas sobre as técnicas de origami, tea bag folding, quilling e reciclagem. Como faço pra iniciar essas atividades?
    Carolina Sacek 14/11/2013 às 0:05
  • Quero comecar a dar aulas de artesanato como decoupagem como faço para procurar, tem algum site expecifico? Grata
    Simone 14/10/2013 às 12:52
  • Adorei as dicas. Era o que eu estava procurando saber.
    Elaine Cristina dos Santos 27/09/2013 às 21:28
  • amo artesanato e quero dar aulas e divulgar meu trabalho em revistas especializadas e redes sociais.Conto com ajuda de vocês,obrigado .
    christiane maryse 30/08/2013 às 7:27
  • sou artesã, especificamente pintura em tecido técnicas Porcelanizada, Folk, country. Quero muito dar aula e publicar meu trabalho em revista. Mas não sei como começar. Por favor se puderem me ajudar. podem conferir meus trabalhos www.facebook.com/adriana.vit.9/media_set?set=a.184635034926761.49946.100001407983391&type=3 Desde de já agradeço
    Adriana Vit 15/08/2013 às 9:12
  • ola gostaria de saber como faço para que meus trabalhos sejam publivados por vcs ou como me associar e ter direito de fazer parte de seu universo
    maria helena goulart 18/06/2013 às 17:40
  • Quero dar aulas de artesanato , gostaria de saber como faço para me juntar à vocês.
    Rosana 12/06/2013 às 17:03
  • eu adoro o que faço que e em sina tudo de artesanato
    katia aprecida moura da silva 10/06/2013 às 12:11

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Cômoda restaurada com pintura no estilo OpArt

Cômoda restaurada com pintura no estilo OpArt Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |