< Voltar

NotíciasAdicionar ao favoritos

Cuide bem do seu dinheiro

Confira o que o economistas ensinam para sair do sufoco e garantir um orçamento saudável para toda família
Confira o que o economista Carlos Eduardo de Oliveira Jr. e o consultor financeiro Pedro Luiz Braggio ensinam para sair do sufoco e garantir um orçamento saudável para toda família

Por Nathália Braga l Foto Shutterstock


1- Evite o consumismo: seu bolso e o meio ambiente agradecem!
Quando ficar com dúvidas sobre adquirir algo, pergunte a você mesma: “Será que apenas quero ou realmente necessito disso?’” Verá que muitas das compras por impulso poderão ser evitadas. Assim, planeje seus gastos e compre somente o necessário.

2- A ordem é poupar
Mesmo que estiver sobrando pouco, é recomendável guardar uma parte do salário para usar em gastos eventuais. No mínimo 10%, mas o ideal é 30%.

3- Não se engane com o cheque especial
Algumas pessoas agregam o limite do cheque especial ao salário. Ficam acostumadas com o valor que o banco “oferece” e têm a impressão de que esse dinheiro faz parte do seu holerite mensal. Por conta desse hábito, encontram-se endividadas. Assim, conte apenas com o dinheiro que recebe de seu salário ou outros rendimentos.

4- Faça o cartão de crédito trabalhar para você
Evite surpresas controlando suas compras e serviços. Anote o melhor dia de compra e não atrase a fatura. Os juros são altíssimos, e o pagamento do valor mínimo de nada adianta, uma vez que as taxas são calculadas sobre o valor total.

5- Saia do aperto
Para quitar as dívidas, é importante fazer uma reavaliação de quanto se ganha e de quanto se gasta.

6-  Reduza os custos
Depois de checar o orçamento, é hora de cortar gastos. Diminua idas a programas de lazer que exigem dinheiro para serem realizados. A dica é trocá-los por opções de passeio que demandam pouco ou nenhum dinheiro.

7- Planejamento doméstico
As compras do mês podem ficar mais baratas ao evitar alimentos supérfluos e ainda optar por produtos de marcas próprias, que costumam ter menor preço.

8- Recorrendo aos empréstimos
Se a situação é de urgência, recorra ao cheque especial e aos empréstimos consignados. Por ter juros altos, eles só devem ser lembrados em última instância. Mesmo assim, o empréstimo ainda é mais aconselhado por ter taxas menores.

9- Saiba negociar e pesquisar
Antes de comprar ou contratar algum serviço, faça vários orçamentos. Compre à vista e, claro, pechinche sempre!

10- Que tal fazer do artesanato uma fonte de renda?
Pense em alguma atividade que pode ser feita em casa e ainda gere lucro. Basta escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil e mãos à obra!

Para ajudar na hora de fazer os cálculos, que tal apostar em bloquinhos personalizados? Além das contas ficarem mais organizadas, o momento poderá ser um pouco mais prazeroso!

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Lembrancinha - chá de bonecas

Lembrancinha - chá de bonecas Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |