< Voltar

NotíciasAdicionar ao favoritos

Cuide bem do seu dinheiro

Confira o que o economistas ensinam para sair do sufoco e garantir um orçamento saudável para toda família
Confira o que o economista Carlos Eduardo de Oliveira Jr. e o consultor financeiro Pedro Luiz Braggio ensinam para sair do sufoco e garantir um orçamento saudável para toda família

Por Nathália Braga l Foto Shutterstock


1- Evite o consumismo: seu bolso e o meio ambiente agradecem!
Quando ficar com dúvidas sobre adquirir algo, pergunte a você mesma: “Será que apenas quero ou realmente necessito disso?’” Verá que muitas das compras por impulso poderão ser evitadas. Assim, planeje seus gastos e compre somente o necessário.

2- A ordem é poupar
Mesmo que estiver sobrando pouco, é recomendável guardar uma parte do salário para usar em gastos eventuais. No mínimo 10%, mas o ideal é 30%.

3- Não se engane com o cheque especial
Algumas pessoas agregam o limite do cheque especial ao salário. Ficam acostumadas com o valor que o banco “oferece” e têm a impressão de que esse dinheiro faz parte do seu holerite mensal. Por conta desse hábito, encontram-se endividadas. Assim, conte apenas com o dinheiro que recebe de seu salário ou outros rendimentos.

4- Faça o cartão de crédito trabalhar para você
Evite surpresas controlando suas compras e serviços. Anote o melhor dia de compra e não atrase a fatura. Os juros são altíssimos, e o pagamento do valor mínimo de nada adianta, uma vez que as taxas são calculadas sobre o valor total.

5- Saia do aperto
Para quitar as dívidas, é importante fazer uma reavaliação de quanto se ganha e de quanto se gasta.

6-  Reduza os custos
Depois de checar o orçamento, é hora de cortar gastos. Diminua idas a programas de lazer que exigem dinheiro para serem realizados. A dica é trocá-los por opções de passeio que demandam pouco ou nenhum dinheiro.

7- Planejamento doméstico
As compras do mês podem ficar mais baratas ao evitar alimentos supérfluos e ainda optar por produtos de marcas próprias, que costumam ter menor preço.

8- Recorrendo aos empréstimos
Se a situação é de urgência, recorra ao cheque especial e aos empréstimos consignados. Por ter juros altos, eles só devem ser lembrados em última instância. Mesmo assim, o empréstimo ainda é mais aconselhado por ter taxas menores.

9- Saiba negociar e pesquisar
Antes de comprar ou contratar algum serviço, faça vários orçamentos. Compre à vista e, claro, pechinche sempre!

10- Que tal fazer do artesanato uma fonte de renda?
Pense em alguma atividade que pode ser feita em casa e ainda gere lucro. Basta escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil e mãos à obra!

Para ajudar na hora de fazer os cálculos, que tal apostar em bloquinhos personalizados? Além das contas ficarem mais organizadas, o momento poderá ser um pouco mais prazeroso!

Comentários

Deixe seu comentário:

  • Por favor digite no campo a seguir o texto que aparece distorcido na imagem. Isto é necessário para evitar que vários cadastros sejam criados automaticamente por um programa de computador.

    codigo

Técnica da semanamais sobre isso

Tela infantil de scrap reproduz selva divertida

Tela infantil de scrap reproduz selva divertida Confira essa matéria!

PARA PINTAR E BORDAR

GUIA DE PINCÉIS

GUIA DE PONTOS

Vendo Artesanato
Quem somos Expediente Anuncie Fale com a Redação
Home | Contato | Anuncie | Publicidade | Equipe | Assinaturas | Divulgue o Portal Artesanato Decoração | Artesanato | Yesteen | Corporativo | Buquê de Noiva | Vendo Autos | Loja Online Copyright © 2012 - IBC Instituto Brasileiro de Cultura Ltda. |